15 Comentários
Avatar de User
Avatar de Maíra Metelo

O problema da traição é a quebra de um pacto. Se estão numa relação monogâmica, então a traição é sim uma forma de desrespeito. O melhor seria conversar sobre isso e tentar uma relação aberta. Quem está numa relação tríplice e de repente aparece uma quarta pessoa em segredo haverá tambem uma quebra de pacto. A traição é para alem de relações 1-1. A Maria Homem (procurar no youtube) tem vídeos ótimos sobre isso. O que dói numa traição é a quebra do pacto que se tem um com o outro. Mesmo tendo outros problemas como violência doméstica, a traição não deve ser tratada como uma coisa banal. Não é apenas um segredinho. Ela magoa o outro. Ela machuca. Precisamos ter confiança nas pessoas que nos rodeiam, seja em relações amorosas, profissionais e familiares.

Expand full comment
Avatar de Taize Odelli

Mas aí é que tá: esperam demais desse "pacto", e usam isso também pra se sentir especial. É um pacto que nasceu de uma coisa muito simples que é o controle do outro. E que ficou muito bem provado que, numa relação tradicional (monogâmica, com a expectativa de fidelidade etc.) e até não tão tradicionais assim, esse pacto sempre será quebrado uma hora ou outra porque você não vai querer abrir mão da sua individualidade pelo outro. É um pacto falido desde o início. Já tava na hora da galera entender isso, confiar mais em si mesmo e não ficar procurando segurança numa relação através da limitação do que o outro deseja.

Expand full comment
Avatar de Maíra Metelo

Oi Taize, obrigada por responder. Legal esse papo. Gostei bem do seu ponto de vista. Concordo que a monogamia veio muito sobre exigir controle e também financeiro. Lembre-mos que casamento era (e ainda é em muitas culturas) um pacto financeiro. Acho que quando o relacionamento parece um sacrifício (abrir mão da sua individualidade pelo outro, como disse) aí sim fica difícil ter um relacionamento monogâmico duradouro. Quando se acha alguém que alinha seus valores com os seus (falando de uma pessoa monogâmica), e que ambos valorizam suas individualidades, seus desejos, em que não há controle, que sabemos que estamos ali por escolha, é possível sim ter relacionamentos fiéis e duradouros. Quando realmente entendemos que não precisamos do outro para nos dar segurança mas que estamos juntos por uma admiração mútua, que estamos dispostos a trabalhar para que funcione "para sempre", é possível sim. Mas de novo, como você disse, se entrar nessa com a mentalidade de controle sobre o outro, de exigir fidelidade sem conversar sobre isso, de que procura-se no outro um porto seguro, aí realmente fica difícil sustentar uma relação monogâmica.

Expand full comment
Avatar de Rodrigo Padrini

“Às vezes fogo no rabo é só fogo no rabo mesmo, e tá tudo certo” (vagabunda, 2024)

Expand full comment
Avatar de duda

sei lá o mundo ta acabando e isso continua sendo a maior questão da sociedade tipo ????

Expand full comment
Avatar de Taize Odelli

exato ahhaha

Expand full comment
Avatar de jjjjjjG

mas nao eh a maior questao da sociedade.Eh apenas um pergunta , em uma newsletter.

Expand full comment
Avatar de fanny

É sobre [mandando o texto prazamiga]

Expand full comment
Avatar de pedro rabello

o perigo está em ser emocionada nesse relacionamento proibido.

sobra a foto, você gostaria de se sentar pra ler, mas a cadeira, a casa, você, a vida, o mundo... tudo pertence ao horácio. e ele sabe disso.

Expand full comment
Avatar de Fábio da Silva Sousa

Oi Taize, desta vez não vou atrasar a minha leitura. Bom, achei muito mara esse relato e fiquei imaginando as cenas, os olhares de flertes e toda a situação descrita. De certa forma, é compreensível a apreensão dela e, creio que vai rolar sim! O seu conselho foi o melhor sobre essa situação e me lembrou as suas famosas caixinhas de perguntas do insta e a galera pedindo conselhos afetivos, amorosos e tal. Enfim, acho que é isso! Caia, curta e, se for possível, saia sorrateiramente do rolê para depois, lembrar com alegria desse momento transgressor. Quem nunca fez isso?

Comentei para você e reforço que adorei a sua dica do Canto do Ilê! Infelizmente não consegui ir para a Flip esse ano mas, se as deusas quiserem me iluminar, no próximo conseguirei estar presente e quero sim conhecer esse lugar. Olha, você é muito foda nesse conteúdo também. Já me convenceu rs.

E, gracias pela dica do filme. Nem lembrava dele e fiquei bastante curioso a partir da sua resenha. Uma pena que o "X" voltou... Axé que ele não tenha mais o acesso e a importância virtual como antes. Mas, aí é praga de corintiano que nem sempre dá certo kkkkk

Uma última coisa: gostei muito do seu vídeo de dicas de leituras e vou subir no meu story! Você também dá dicas muito legais que o meu cartão de crédito se ferra depois rs

Muito Axé y hasta luego!!!!

Expand full comment
Avatar de Taize Odelli

Nossa tbm não estou lá na Flip, mas ano que vem que sabe hehehe Brigada, querido!

Expand full comment
Avatar de Fábio da Silva Sousa

Massa! Vai que dê certo e a gente possa se trombar por lá!

Expand full comment
Avatar de Bruno Wichinheski

Eu acho que existe uma questão com acesso que poucas pessoas comentam. Muitas vezes uma parte do relacionamento tem muito mais acesso a afetos, a flerts e a atração que a outra pessoa simplesmente não tem (por N fatores), dessa maneira responsabilizar apenas a outra pessoa por essa insegurança é bastante cruel. Sim, traições não são o fim do mundo, sim, às vezes é só fogo no cu, mas é complicado quando uma dessas pessoas tem oportunidade de viver esses caminhos e a outra não.

Expand full comment
Avatar de giu!

Se for pra eu me relacionar com alguém de forma monogâmica e a pessoa ter ideias de "liberdade" e "desconstrução", que flertar e ficar com outras pessoas enquanto está em um relacionamento comigo não é tão ruim assim, eu nem me relaciono. "Ah mas assim você quer controlar a pessoa" "relacionamentos monogâmicos nunca dão certo porque um sempre acaba traindo". Se querer respeito e fidelidade vindo da outra parte significa "controlar" então eu prefiro isso, à ter a minha confiança e respeito quebrados. E se as pessoas de hoje em dia realmente acreditam que relacionamentos sem traição não existem, eu sinto muito por elas, foram tão frustadas com a vida que nem nisso acreditam mais. Porém cada qual com seu modo de se relacionar, desde que não traiam amizades e relacionamentos alheios por puro fogo no rabo e ausência de um relacionamento monogâmico saudável e respeitoso, está tudo certo ;))

Expand full comment
Avatar de Studio Corvo Azul

não entendi por que a pergunta "por que é sempre assim?" deu margem a toda uma série de inferências de conteúdo predominantemente sexual...a pergunta é totalmente genérica e abstrata, indagando sobre algo igualmente indeterminado ( o quê é "sempre assim"?)

acho que a leitora que mandou a pergunta deveria esclarecer com a autora do desabafo

ficaremos no aguardo ... :-)

Expand full comment