16 Comentários
Jan 25Curtido por Taize Odelli

Caí de paraquedas nesse texto e na minha opinião, essa paixão irada por São Paulo não vai passar nunca eheheh Digo isso porque nasci e vivi em sampa por 30 anos e desde então, moro em Curitiba. Essa mesmo, a capital provinciana e mais "direita" do Brasil. Meu corpo e mente exigem escapulidas propositais pelo mundo e pelas minhas raizes paulistanas por todos esses motivos que você enumerou.

Expand full comment

Como paulistano voluntário também criado em cidade pequena e há quase 26 anos por aqui, assino embaixo.

Expand full comment

"E é isso o que me afasta de onde eu vim. Esse medo do novo, do diferente, essa teimosia em acreditar que apenas o jeito que eles vivem é o certo." sim, sim e sim.

Expand full comment
Jan 24Curtido por Taize Odelli

Oi Taize, tudo bem?

Sua news veio em tão boa hora hahaha

Morei em uma cidade no interior do Paraná, depois me mudei pra uma cidade um pouco maior no interior do estado de SP pra fazer faculdade e tô aqui já fazem uns 8 anos. No fim de fevereiro me mudo pra SP pra morar com o boy, e em meio algumas inseguranças e medos que são normais em qualquer mudança, seu texto foi um alento, li com um sorrisão!

Obrigado <3

Expand full comment
author

Aaaaah fiquem tranquilos! São Paulo assusta, mas também acolhe <3

Expand full comment

Esse foi um dos meus favoritos. Entendo dms o sentimento com SP, moro no agreste pernambucano e essas diferenças são gritantes. Apesar disso, sou do time que prefere interior

Expand full comment

São Paulo é maravilhosa mesmo! A loucura, o trânsito e as filas enchem bastante o saco, não vou negar. Mas compartilho da tua ideia de que é melhor excesso de intensidade que de calmaria... Hoje em dia não vivo em SP porque encontrei meu cantinho em outro lugar, também grande (mas não tão grande hehe), porém sempre que posso estou por aí, respirando esse ar de metrópole que só essa cidade incrível tem!

Expand full comment
Jan 30Curtido por Taize Odelli

Cai aqui por causa do ppkansada dessa semana. Queria desabafar que compartilho do mesmo sentimento, mas sem ter realizado a proeza de morar em uma cidade "grande mesmo" (só visitei) e sinto que falta essa realização em mim. Porque por coincidência, sou de Blumenau-SC, conheço Indaial, mas também conheci um tico de São Paulo e pareceu que não vi tudo que queria ver. Também devo dizer que estou como você comentou, namorando e restrita a sair pra ir ao shopping, e vez ou outra ver gente diferente em alguns eventos da cidade. Mas de modo geral, não sinto que pertenço aqui, mesmo aparentando ser a cidadã modelo e é um saco isso.

Expand full comment

Caramba, me sinto vista. Muda o interior pelo outro lado do país, lá no Norte, bem em Manaus. Acabei vindo para São Paulo sem planejar muito antes, foi um ato de coragem e tentativa que deu muito certo.

Sempre soube que não me via morando o resto da vida na minha cidade natal, e sinto a mesma coisa de São Paulo. Por agora, essa cidade me preenche, foi onde pude ser tantas pessoas até chegar quem sou agora. Me toma muito, mas me dá muito também. Sou muito grata.

Expand full comment

entendo o seu sentimento em relação ao interior x capital. gosto do ar bucólico de cidade pequena, mas não me vejo morando nele. uma semana espairecendo já está mais do que suficiente.

Expand full comment
Jan 24Curtido por Taize Odelli

Muito interessante a tua perspectiva, Taíze. Eu sou do Amazonas e moro há 2 anos em São José, SC. Pra mim é a melhor coisa do mundo! Tenho acesso a coisas que lá em Manaus eu não tinha e sinto que aqui consigo aproveitar a vida... Nunca fui em Indaial, Blumenau, e outras cidades do interior, mas por aqui sinto que a vida é um pouco mais agitada, principalmente por estar próximo de Floripa. De alguma forma, a tua percepção é um pouco parecida com a minha em relação ao Norte do país, com a diferença que em Manaus não temos tanta natureza, o que é um horror já que a floresta amazônica está lá! O que eu sinto é que vivendo em Manaus, literalmente estava vivendo na periferia do Brasil. Enfim, falta só conhecer São Paulo agora, pois mesmo morando aqui, minhas oportunidades profissionais vieram daí.

Expand full comment
author

Ah, São José é mais "badalada" mesmo, em comparação com o Vale do Itajaí hehehee E mais "pra frentex", acho (curiosamente, quase nunca fui pra esses lados de SC)

Expand full comment
Jan 24Curtido por Taize Odelli

Esse texto poderia ser meu, hehe. Porque minha história é praticamente a mesma. Sou do interior do RS, fui pra Blumenau estudar, depois conheci meu digníssimo e mudei pra SP. Estou aqui há 13 anos!

Inclusive, minha última edição eu cito meio que sobre isso também (entre outras assuntos).

Morar em São Paulo é melhor que não morar, mesmo que me irrite um pouco com certas coisas (barulhos de obra, gritos, confusão mas também eu tenho problema com isso num geral, não é culpa da cidade em si) e mesmo sentindo falta de calmaria, ainda acho que morar aqui é melhor que qualquer outro lugar que já morei. Tem muita coisa, muita diversidade. É como tu falou, cidades do interior tem pensamentos muito retrógrados e não tem muito abertura pra conversa e pontos de vista diferentes. Enfim, São Paulo é basicamente o centro do país em várias questões, tem nem como não apreciar tanta coisa que ela oferece. :)

Sou feliz aqui também, não trocaria por outro lugar tão cedo.

Expand full comment

Que bacana essa sua trajetória Taize e sempre que visito São Paulo, sou impactado com tudo de bom e de ruim que essa cidade tem para oferecer. São Paulo é foda mesmo!!!

Expand full comment

O interior de imigração pode ser (e é pra mim) muito assustador. Mas o interior pode ser o mundo, com cores e sabores diversos. Sem plantação de fumo e sem pinus. Mas daí, se todo interior for assim, a cidade como estamos acostumados vai sucumbir. Ainda bem. Gracias pela reflexão.

Expand full comment
Jan 24Curtido por Taize Odelli

Oi Taize! Amei muito esse texto <3 Me enxerguei nele também. Eu sou de uma cidade do interior de São Paulo mas moro no Canadá desde 2018 com meu parceiro. Também sinto isso de gostar de estar em um lugar onde eu tenha muitas opções (mesmo que eu não faça tanta coisa assim haha).

PS: amei a foto com o gatinho :)

Expand full comment