Discussão sobre este post

Avatar de User
Avatar de Lucas Verzola

O que mais me pega nesses habitantes da coitadolândia é a enorme falta de respeito com quem está trabalhando duro há X anos.

Foi relativamente comum, quando cometi meu primeiro livro, pessoas (de dentro e fora da literatura) chegarem sem nenhum tato perguntando "e como é que você fez pra publicar?", mas num tom bem bosta de "se você fez, é só eu querer que faço igual" ou "me mostra sua fórmula que eu quero copiar e ter também um livro (que eu nem escrevi) publicado", ignorando completamente que o único jeito era ler pra cacete, escrever, reescrever, estudar o mercado editorial, entender quais os caminhos para enviar um original, estreitar laços, fazer algumas danças importantes, consolidar minimamente um currículo, ter um livro minimamente bom.

Nos anos seguintes, o mesmo mantra seguiu: "mas como é que você faz pra vender livro?", "como é que você chega no leitor?", "mas como você deu curso em tal lugar?", "mas como você conseguiu ser resenhado no jornal?". Trabalhando, caralho. Há 15 anos. Só que essa é a resposta que a pessoa não quer escutar, assim como quem que deseja mudar de corpo e não quer ouvir "mexi na alimentação e fiz exercícios". A galera delulu acha que a única coisa que falta pra ela é "ser descoberta". Sorte nossa é que poucos serão mesmo.

Expand full comment
Avatar de pedro rabello

tenho muita preguiça dessas pessoas que querem seguidores a todo custo, como se um número alto deles fosse a métrica mais relevante do universo. de que adianta tem 100 mil inscritos e ninguém ler o conteúdo, não comentar, não formar uma comunidade? o mais legal desse espaço, para mim, é a possibilidade não só de ler, mas de poder comentar, trocar impressões sobre os textos. likes vazios não dizem nada…

Expand full comment
16 comentários a mais...

Nenhuma publicação